terça-feira, 15 de maio de 2007

Aritmética Racional


Texto de um cartão publicitário do livro Aritmética Racional que só seria publicado em 1945

De um lado diz:

Aritmética Racional

por António Monteiro e J. da Silva Paulo

E do outro:

No ensino da Aritmética Racional deve procurar-se fundamentalmente, segundo as normas do programa desta disciplina, preparar o aluno para proseguir estudos superiores. Os autores pensam que, para atingir êste objectivo, é necessário submeter o ensino tradicional a uma revisão didáctica e metodológica. Didáctica, porque a Aritmética Racional não tem sido, habitualmente, apresentada como uma ciência dedutiva e esta circunstância tem permitido que se forme no espirito dos estudantes o sentimento fundamentado que ela é uma disciplina com carácter arbitrário e irracional, em que tudo se sabe e pouco se demonstra. Metodológica, porque, dentro das normas didácticas aconselhadas pelo programa, é possivel (e necessário !) pôr em evidência um certo número de ideias que desempenham um papel dominante no movimento matemático contemporâneo. Só assim o ensino da Aritmética Racional pode perder o carácter de estagnação que o tem caracterizado e preparar a remodelação necessária dos estudos superiores.

Condicionados por êstes objectivos os autores redigiram uma Aritmética Racional em que se afastam da rotina que não distingue claramente as hipótesis (axiomas) dos teoremas e em que aproveitam a existência de certas teorias não categóricas para evitar repetições desnecessárias. As hipótesis que servem de base à teoria dos inteiros foram escolhidas por motivos de ordem didáctica e psicológica. A terminologia, as notações introduzidas e a ordenação das matérias, são uma consequência mais o menos necessária do ponto de vista adoptado.

Êste livro, de leitura fácil e atraente, interessa, além dos estudantes e professores de liceu, a tôdas as pessoas que pretendam ter uma idéia clara dos fundamentos da Aritmética ou preparar-se para o estudo de certas correntes do pensamento matemático moderno.

Data provável de publicação: Outubro de 1944

Preço provável de venda: 25$00 a 30$00


[Transcrição feita e cedida pelo Prof. Luiz Monteiro a quem se agradece]
Digitalização da capa do livro feita por Jorge Rezende