segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dois protagonistas do século de existência da Universidade de Lisboa: António Aniceto Monteiro e Alfredo Pereira Gomes



© Família de Pilar e Hugo Ribeiro
Agradecimentos: Mário Ribeiro, Ilda Perez
Digitalização de Jorge Rezende

Neste dia 25 de Abril de 2011, apresenta-se aqui uma fotografia de dois Professores ligados à Universidade de Lisboa, António Aniceto Monteiro e Alfredo Pereira Gomes. Embora de proveniência diferente, já tinha sido reproduzida em António Aniceto Monteiro e Alfredo Pereira Gomes (sem data) e foi tirada no mesmo mês que esta: Alfredo Pereira Gomes, Ruy Luís Gomes, António Aniceto Monteiro e Manuel Zaluar Nunes.
Nessa data, Julho de 1959, estavam ambos no exílio.
Alfredo Pereira Gomes foi afastado da Universidade em Outubro de 1946, por decisão do Governo, alegadamente por “estar incurso no disposto do decreto-lei nº 25317” (ver Tentativa Feitas nos Anos 40 para criar no Porto uma escola de Matemática, por Ruy Luís Gomes). Foi para França e, depois, para o Brasil.
António Aniceto Monteiro nunca foi expulso da Universidade Portuguesa, porque nem sequer foi admitido depois de regressar de Paris em 1936. Pelas razões que se conhecem, partiu para o Brasil em 1945, seguindo para a Argentina anos mais tarde. De tudo o que fez pela nossa Universidade, e pelas dos países onde trabalhou, temos vindo a fazer o modesto relato.
Todos os nomes citados neste texto são de exilados, exemplos da nossa triste Universalidade.