quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

«Acabo de sofrer um rude golpe...», «Já terminei com o trabalho da Aritmética...», «Eu também gostaria de voltarmos a trabalhar juntos» (Carta a Hugo Ribeiro, escrita de San Juan, Argentina, e datada de 4 de Janeiro de 1951)


© Família de António Aniceto Monteiro
===  
San Juan, 4 de Janeiro de 1951  
Caro Hugo: 
Recebi a sua carta de 16 de Dez. que muito lhe agradeço. Acabo de sofrer um rude golpe com o falecimento de minha mãe. A esperança que ambos tínhamos de nos tornarmos a ver ficou assim definitivamente malograda. 
Já terminei com o trabalho da Aritmética, que vamos apresentar a concurso. O Paulo deu-me a noticia das novas condições que regem a adopção dos livros para o ensino secundário suficientemente tarde para que tudo tivesse de ser feito à pressa e à última hora. E êle foi membro do juri qua examinou os trabalhos apresentados a concurso o ano passado. Agora há o sistema de livro único, havendo um concurso cada 5 anos. O ano passado reprovaram quasi tôdos os livros de matemática. 
Em virtude do programa, partimos dos axionas de Peano e aliviamos algumas partes da Aritmética. No fundo é quàsi um novo livro. Vou pedir ao Paulo que lhe mande uma cópia. 
Agora estou com vontade de redigir um livro de introdução à topologia geral, como lhe disse na última carta. 
Neste momento estou reoarganizando o meu curso de Análise. Este ano tratei dois capítulos sob o ponto de vista moderno a titulo de experiência: 1) Divisibilidade de Polinómios (ideais de polinómios) 2) Series de Fourier (Aproximação em media quadrática em espaços vectoriais euclideanos - pré-espaços de Hilbert). No fim do ano fiz um inquérito aos alunos para saber que partes do programa prefiriam. Ate agora os dois temas mais votados foram os dois anteriores. Por isso estou com vontade de modernizar completamente o curso. No proximo ano vou modernizar uma parte pelo menos. Começarei pela teoria dos conjuntos e vou dar uns elementos de topologia geral além das noções de anel, dominio de integridade e corpo que já introduzi este ano. Só farei estas coisas na medida em que elas forem susceptiveis de simplificar o estudo do programa da cadeira. 
Eu também gostaria de voltarmos a trabalhar juntos. Isso só seria possível se você viesse, não digo à Argentina porque a distancia é muito grande e a despesa proporcional, mas para a Argentina. Talvez que durante o próximo ano existisse alguma possibilidade de encontrar aqui uma situação. Porém a situação que você aqui teria não se poderia comparar sob o ponto de vlsta financeiro com a que tem actualmente. Além disso as com[od]idades aqui não são muitas, falta muita coisa. Não encontraria de modo algum o conforto e as facilidades de vida que existem em Norte America. segundo a opinião de varias pessoas que me têm contado como é a vida aí. A grande vantagem que aqui tenho, e que me parece importante , é o sistema de trabalho de que já lhe falei em cartas anteriores. Quatro meses de aulas e o resto do tempo livre para estudar, escrever e trabalhar. 
Na minha carta anterior já lhe falei das revistas portuguesas. Também recebi a porcaria do Júdice. Parece que o Zaluar não irá para Paris, ou pelo menos não é certo que vá, dados os corstes no orçamento para a Ciência. O Nelson também não respondeu a varias cartas que escrevi. Sobre a teoria dos operadores, parece-me que o melhor trabalho que se publicou é do Tarski e Mac Kinsey (dois trabalhos do Annals) - Closure algebraic functions, não sei se é êste o titulo, mas são recentes. Escreva quando tiver tempo. Bem, um abraço nosso para a Pilar e outro para si do amigo dedicado 
...