segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Prefácio à Portugaliae Mathematica


A primeira revista portuguesa consagrada exclusivamente às Ciências Matemáticas foi o Jornal de Sciencias Mathematicas e Astronomicas, fundado, em 1877, pelo ilustre matemático Francisco Gomes Teixeira, de que foram publicados 14 volumes e que foi continuado em 1905 pelos Annaes Scientificos da Academia Polytecnica do Porto, publicados ainda sob a direcção do mesmo geómetra. Nos princípios deste século deixa, portanto, de existir em Portugal uma revista de carácter puramente matemático, precisamente na altura em que as ciências matemáticas iam entrar numa fase de grande desenvolvimento que nos vinte anos seguintes (de 1920 a 1940) toma o aspecto de uma corrente vertiginosa. É certo que durante este período se fundaram em Portugal várias revistas em que se publicaram trabalhos de matemática, mas a dispersão dos trabalhos portugueses de matemática por periódicos não especializados, nacionais ou estrangeiros, tem graves inconvenientes. O desenvolvimento da Ciência tem mostrado a necessidade imperiosa de se proceder a uma organização racional das publicações científicas. Na maior parte dos países não tem havido o cuidado de se proceder a uma tal organização com graves prejuízos para a Ciência, de uma maneira geral, e para a cultura dos diversos países, em particular. Julgamos por isso que o aparecimento  da revista Portugaliae Mathematica, consagrada exclusivamente às ciências matemáticas, contribuirá para o desenvolvimento dos estudos matemáticos em Portugal.
A Portugaliae Mathematica procurando arquivar nas suas páginas todos os trabalhos portugueses inéditos ou publicados nas revistas nacionais e estrangeiras contribuirá para dar uma idéia justa do movimento matemático em Portugal. A Portugaliae Mathematica procurará também contribuir para a cooperação internacional no campo das ciências matemáticas publicando trabalhos de matemáticos de outros países.
Ao Instituto para a Alta Cultura se deve a possibilidade de realização deste empreendimento, pelo auxílio financeiro e apoio moral concedidos desde o ano de 1936 em que se começou a impressão do primeiro fascículo desta revista.
O primeiro volume da Portugaliae Mathematica apareceu no período de 1937-1940. A partir do ano de 1941 será publicado um volume por ano com cerca de 300 páginas.
No período de organização da revista (1936-1940) houve que vencer inúmeras dificuldades. Quase desde a primeira hora encontrámos na cooperação dedicada de José da Silva Paulo um estímulo para a realização das primeiras tarefas. Mais tarde vêm em nosso auxílio Manuel Zaluar Nunes e Hugo Ribeiro, num momento em que as dificuldades e as tarefas se acumulavam. Uma distribuição racional do trabalho de organização deu nesse momento um impulso decisivo à revista. No momento em que termina a publicação do primeiro volume desta revista é justo recordar que esta tarefa se deve à dedicação destes três colaboradores  que, em centenas de horas de trabalho souberam montar e realizar os complexos serviços necessários a um empreendimento desta natureza.
Ao Pessoal técnico da «Imprensa Portuguesa» e em especial ao da «Sociedade Industrial de Tipografia Limitada» há que agradecer os esforços realizados no sentido de melhorar o aspecto gráfico desta revista.
Possa o Instituto para a Alta Cultura considerar como manifestação do nosso reconhecimento, os esforços que têm sido e continuarão a ser feitos no sentido de transformar esta revista num verdadeiro órgão da cultura matemática portuguesa.