terça-feira, 12 de dezembro de 2006

JOSÉ ABDELHAY

Reproduz-se aqui, parcialmente, uma página do Instituto de Matemática do Departamento de Métodos Matemáticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Transcreve-se a parte referente ao período em que António Aniceto Monteiro lá permaneceu (1945-1949). Leia a totalidade em
***
José Abdelhay, matemático brasileiro, nasceu em São José dos Campos, São Paulo, dia 15 de novembro de 1917 falecendo em 19 de junho de 1996, no Rio de Janeiro, onde residia.

(...)

Em 1945 foi contratado, o matemático português Antonio Aniceto Monteiro com formação e gosto matemático totalmente distinto do de Mamana. Desenvolveu disciplinas e seminários sobre Teoria dos Reticulados e Aplicações, linha de pesquisa que se iniciava. Monteiro iniciou a publicação de uma série de monografias, publicadas pelo Departamento de Matemática, denominada Notas de Matemática. Desta fase consulte-se [12], Sumário.
Durante o ano acadêmico de 1948 permaneceu como visitante do Departamento, o matemático americano A.Adrian Albert, da Universidade de Chicago que lecionou o primeiro curso de Algebra, naquele tempo denominada Algebra Moderna (cf. A. Adrian Albert, Modern Higher Algebra, University of Chicago Press 1937). Nesta ocasião Albert estimulou a vinda ao Brasil do Professor Marshall Stone da Universidade de Chicago que desenvolveu no Departamento uma disciplina intitulada Aneis de Funções Contínuas, estimulante para vários professores e alunos conforme demonstram os progressos realizados na época. Destacam-se desta fase os trabalhos de José Abdelhay [4], [5], [6],[10], cf. Sumário. No [5] o autor caracteriza, em termos de conjuntos ordenados, o espaço de Banach das funções numéricas contínuas em um espaço topológico localmente compacto e nulas no infinito. O [6] é um resultado sobre o espaço de Banach das sucessões numéricas convergentes para zero, o qual se relaciona a existência de base em um espaço de Banach. O [10] é a tese para o concurso da Cátedra de Análise Matemática e Análise Superior que consiste do desenvolvimento de [6] baseado em resultados contidos em outros trabalhos.
Em fins de 1949, foi professor visitante do Departamento, W. Ambrose, professor americano, que desenvolveu durante três meses, um mini curso sobre resultados recentes da teoria de representação de grupos localmente compactos. Desta fase, resultou a referência [8] do Sumário.


(...)