sábado, 9 de dezembro de 2006

O nome de António Aniceto Monteiro para uma rua e uma escola


António Aniceto Monteiro é o primeiro investigador moderno português em Matemática. Foi um dos impulsionadores do Movimento Matemático que, entre 1936 e 1947, a partir de Lisboa, lançou os fundamentos do que foi na altura, e que poderia ter continuado a ser, uma verdadeira Escola de Investigação, de Divulgação e de Ensino daquela Ciência em Portugal. No que diz respeito à investigação científica foi ele, sem dúvida, a figura central do Movimento Matemático.
Há três nomes maiores do Movimento Matemático (1936-1947): Bento de Jesus Caraça, Ruy Luís Gomes e António Aniceto Monteiro. Não se pode dizer que este último tivesse uma envergadura menor do que os outros dois. É o menos conhecido porque foi obrigado a exilar-se em 28 de Fevereiro de 1945, nunca tendo sido professor de uma escola portuguesa.
António Aniceto Monteiro tem uma rua com o seu nome em Bahía Blanca, Argentina. 
António Aniceto Monteiro não tem qualquer escola ou rua com o seu nome em Portugal ou em Angola, onde nasceu!
Seria de máxima justiça que, pelo menos, fosse dado o seu nome a ruas de Namibe, de Lisboa e do Porto.
O seu amor à terra onde nasceu (Mossâmedes, actualmente Namibe) justificam-no plenamente. Que António Aniceto Monteiro tenha nascido em Angola deve ser motivo de orgulho para os angolanos e também um incentivo para a juventude de Angola.
Todo o trabalho que realizou em Portugal com relevo para Lisboa e para o Porto não está reconhecido ao nível da toponímia das duas cidades. Muito se proclama a necessidade de promover a Matemática em Portugal, mas nenhuma escola portuguesa tem o nome de um dos seus maiores promotores no século XX.