sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A influência de Antonio Aniceto Ribeiro Monteiro no desenvolvimento da Matemática no Brasil (Leopoldo Nachbin)

Digitalização de Jose Marcilese
© Família de António Aniceto Monteiro
*
Sentados, da esquerda para a direita: António Monteiro, A. Adrian Albert, Marshall Stone, Oliveira Jr., José Abdelhay. Em pé, da esquerda para a direita: Alvércio Moreira Gomes, Maria Laura Mousinho, Leopoldo Nachbin, Marília Peixoto, Carlos Alberto Aragão Carvalho.
-
Monteiro veio ao Brasil em 1945; eu tinha então 23 anos.
Não conheço os detalhes dos acordos científicos e administrativos que o levaram a tomar em consideração, e aceitar, uma oferta para vir ao Brasil.
Monteiro ingressou então na Faculdade Nacional de Filosofia (FNF) da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro). A FNF era naquela época o principal centro de matemática do Rio de Janeiro, havendo iniciado suas atividades na área em 1939. Monteiro, indiscutivelmente, manteve e aperfeiçoou o nível e as atividades matemáticas.
Por outro lado, a FNF era então o segundo melhor centro de matemática do Brasil, logo após a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo, que iniciara as atividades matemáticas em 1934.
Apesar de que atualmente considero Monteiro fundamentalmente um lógico matemático, de corpo e alma, ele era ainda um analista quando veio ao Brasil, pelo menos como resultado dos seus estudos de doutoramento em Paris, e talvez de corpo e alma também. Assim, seus principais interesses, para efeito de palestras em cursos e seminários na FNF, dirigiram-se à topologia geral, espaços de Hilbert, análise funcional, bem como aos conjuntos ordenados, reticulados e álgebras de Boole.
Por exemplo, foi muito elucidativo para mim ouvir uma palestra de Monteiro cobrindo em detalhes o teorema da representação de Stone das álgebras de Boole por meio dos subconjuntos abertos-e-fechados de um espaço Hausdorff totalmente desconexo, uma ligação entre álgebra e topologia geral que naquela época eu considerava inesperada, além de ser bonita, de qualquer forma. Se menciono especificamente este ponto é porque uma das principais características da atitude de Monteiro com referência à matemática em suas aulas e em sua pesquisa, era enfatizar a unicidade da matemática.
Foi também uma revelação para mim quando Monteiro, recém-chegado ao Rio de Janeiro, em 1945, emprestou-me sua cópia particular da Topologie Générale de Bourbaki, especificamente os capítulos I-II (1940) e III-IV (1942) publicados na França. A este respeito, devo salientar que no Brasil, em função da Segunda Guerra mundial (de 1939 a 1945), era impossível acompanhar e obter regularmente publicações europeias sobre matemática durante esse período.
Eu gostaria de salientar que a FFCL de São Paulo teve os seguintes visitantes: André Weil, durante três anos académicos, de 1945 a 1947; Oscar Zariski, durante o ano académico de 1945; Jean Dieudonné, nos dois anos académicos de 1946 a 1947. Monteiro baseou suas atividades no Rio de Janeiro num estreito contato matemático com Weil, Zariski e Dieudonné, que por sua vez tentaram oferecer seu apoio à influência de Monteiro no Rio de Janeiro.
Monteiro era uma pessoa muito dinâmica, e um expositor muito eficaz. Ele tinha uma paciência de pioneiro e boa vontade para atrair e ajudar estudantes, desde os que estavam entre os melhores até aqueles não tão promissores mas ainda assim razoavelmente interessados em matemática.
Eu mesmo devo diversos dos importantes passos e eventos, no meu aprendizado e na minha carreira, à visão de Monteiro como conselheiro. Não vou fazer aqui uma relação detalhada; basta expressar no geral meu débito à influência de Monteiro quando eu era jovem e inexperiente, dos pontos de vista matemático, psicológico e político, época na qual Monteiro me deu seu inestimável conselho, proteção e iniciativa.
Nossa amizade durou até o último momento e não foi interrompida pelas adversidades da vida. Assim, em setembro de 1980 ainda recebi uma excelente carta dele, a última carta que ele me endereçou antes de falecer. Era perfeitamente claro para mim que Monteiro estava orgulhoso pelo fato de eu ter sido seu aluno; em outras palavras, Monteiro realmente procurava continuar sua própria vida através de seus antigos alunos.
Monteiro veio ao Rio de Janeiro em 1945 com um contrato de quatro anos para trabalhar na Universidade do Brasil. Entretanto, em razão de sua atitude abertamente anti-Salazar, a Embaixada de Portugal no Rio de Janeiro (então a capital do Brasil) conseguiu convencer o Reitor da Universidade do Brasil a não renovar seu contrato em 1949. Como consequência, Monteiro deixou o Brasil e mudou-se para a Argentina, onde sua contribuição para o desenvolvimento da matemática na América Latina foi também muito significativa, tal como fora sua permanência no Brasil.
Em 1948, Monteiro iniciou no Rio de Janeiro uma série de monografias, Notas de Matemática, cujo primeiro volume foi escrito por mim, e ele continuou até o volume 6. Como ele deixou o Brasil em 1949 e eu voltei em 1950, retornando dos Estados Unidos, depois de uma visita de dois anos durante 1948-1950, decidi manter uma boa tradição e continuar a série como seu organizador começando do volume 7. Durante vinte e cinco anos, de 1948 a 1972, os volumes l a 47 da série foram publicados no Rio de Janeiro. Desde 1973 e começando do volume 48, a North-Holland Publishing Company assumiu a continuação da série na Holanda sob minha coordenação. Como resultado, o nível e a reputação da série cresceu substancialmente. Nesta ocasião, devo enfatizar o fato de que Monteiro foi o iniciador de Notas de Matemática, em 1948, e como uma série brasileira.
- 
Leopoldo Nachbin: A influência de Antonio Aniceto Ribeiro Monteiro no desenvolvimento da Matemática no Brasil, em “Ciência e Sociedade”, Ed. da UFPR, Curitiba (1996). 
versão brasileira do artigo da Portugaliae mathematica: 
http://purl.pt/index/pmath/date/PT/1980.html