domingo, 15 de julho de 2007

Textos de Matemática e Notas de Matemática

Em 1948, Monteiro iniciou no Rio de Janeiro uma série de monografias, Notas de Matemática, cujo primeiro volume foi escrito por mim, e ele continuou até o volume 6. Como ele deixou o Brasil em 1949 e eu voltei em 1950, retornando dos Estados Unidos, depois de uma visita de dois anos durante 1948-1950, decidi manter uma boa tradição e continuar a série como seu organizador começando do volume 7. Durante vinte e cinco anos, de 1948 a 1972, os volumes l a 47 da série foram publicados no Rio de Janeiro. Desde 1973 e começando do volume 48, a North-Holland Publishing Company assumiu a continuação da série na Holanda sob minha coordenação. Como resultado, o nível e a reputação da série cresceu substancialmente. Nesta ocasião, devo enfatizar o fato de que Monteiro foi o iniciador de Notas de Matemática, em 1948, e como uma série brasileira.
[De]
Leopoldo Nachbin: The influence of António A. Ribeiro Monteiro in the development of Mathematics in Brazil, Portugaliae mathematica 39 (1-4), XV-XVII (1980).
http://purl.pt/index/pmath/date/PT/1980.html
Leopoldo Nachbin: A influência de Antonio Aniceto Ribeiro Monteiro no desenvolvimento da Matemática no Brasil, em “Ciência e Sociedade”, Ed. da UFPR, Curitiba (1996) [versão brasileira do artigo da Portugaliae mathematica].
*
No período em que esteve no Brasil, Monteiro associou-se principalmente a Leopoldo Nachbin e Maurício Peixoto, na época jovens matemáticos tentando iniciar suas carreiras num ambiente em que a tradição de pesquisa matemática era praticamente nula. Com sua forte e inquieta personalidade, ele congregou estudantes, organizou seminários e fundou uma coleção de monografias chamada “Notas de Matemática”, da qual o primeiro número foi seu trabalho sobre Filtros e Ideais. A afinidade de interesses matemáticos de Monteiro era bem maior com Nachbin do que com Peixoto. Sua influência sobre o primeiro se reflecte na monografia intitulada “Topologia e Ordem”, publicada por Nachbin sobre os espaços topológicos ordenados. É curioso observar, entretanto, que Peixoto foi o único matemático brasileiro com quem Monteiro escreveu um trabalho em conjunto, publicado na revista Portugaliae Mathematica sob o título “Le nombre de Lebesgue et la continuité uniforme”.
[De] Elon Lages Lima: Impressões sobre António Aniceto Monteiro. Boletim do CIM, pag. 7-8, Dezembro 1977.