segunda-feira, 7 de maio de 2018

«… estou com vontade de sair do Brasil. (…) Acho um absurdo querer o desenvolvimento da cultura matemática em Portugal, e não querer com o mesmo carinho o desenvolvimento da mesma cultura em qualquer país em que vivamos. Por isso a minha preocupação dominante neste momento é estudar os problemas da cultura matemática brasileira, como se tratasse do meu próprio país. (…) Isto de resto é uma característica dos tempos que estamos vivendo, em que os homens perderam a vergonha, não cumprem a sua palavra e adoptam normas de conduta que nos permite classificá-los como irresponsáveis. O mais grave de tudo isto é que não sei para onde ir e não quero precipitar uma decisão. (…) Estou examinando neste momento a hipótese de ir para a Argentina.» – excerto de carta de António Aniceto Monteiro para Hugo Ribeiro, de 8 de Agosto de 1948