terça-feira, 11 de setembro de 2012

RELATÓRIO sobre a situação do Doutor António Monteiro de Lisboa (Guido Beck, 19 de Maio de 1944)


RELATÓRIO
Sobre a situação do Doutor António Monteiro de Lisboa
 
Eu, abaixo-assinado, Prof. Dr. Guido Beck, tendo tido ocasião de conhecer a situação do Doutor António Monteiro em Lisboa durante a minha actividade em Portugal no decorrer do ano académico de 1942 e tendo tido, de seguida, ocasião de me ocupar do caso desse jovem sábio de talento excepcional, tenho a honra de declarar o que se segue:
1.° O Sr. António Monteiro é um jovem matemático português, que, depois de ter feito os seus estudos em Paris sob a direcção do Sr. Maurice Fréchet, soube atrair, pelos seus trabalhos de pesquisa, a atenção geral dos círculos universitários do seu ramo. O valor excepcional dos seus trabalhos sobre a teoria dos espaços abstractos foi-me confirmado pelo Sr. Maurice Fréchet (Paris) e pelo Sr. J. v. Neumann (Princeton, N. J.)
2.° Tendo ensinado ao mesmo tempo que o Sr. Monteiro, em Novembro de 1942, na Universidade do Porto, tive, eu mesmo, ocasião de seguir um dos seus cursos e de me aperceber das suas altas qualidades como professor e como investigador. Além disso, verifiquei, em Lisboa, que o Sr. Monteiro teve a iniciativa de fundar, com menos de 35 anos de idade, uma escola muito prometedora de jovens, dos quais um, o Sr. Hugo Ribeiro, é já bem conhecido entre os matemáticos e trabalha actualmente na Escola Politécnica (E.T.H.) em Zurique (Suíça).
3.° Pude aperceber-me que é, sobretudo pelo mérito pessoal do Sr. António Monteiro, que Portugal dispõe actualmente de um periódico de matemática moderna, a «PORTUGALIAE MATHEMATICA» que figura entre as revistas mais consultadas desse ramo da ciência. A organização da investigação científica noutros ramos, particularmente em física, foi muito influenciada e facilitada em Portugal pela actividade do Sr. Monteiro.
4. ° O Sr. António Monteiro conseguiu alcançar estes resultados espantosos apesar de dificuldades consideráveis. O êxito da sua actividade só foi possível devido à dedicação extraordinária e desinteressada pela investigação e por um certo apoio por parte de alguns meios universitários portugueses e do «Instituto para a Alta Cultura» em Lisboa que lhe tinha assegurado uma modesta situação como empregado na biblioteca do Instituto de Matemática da Faculdade das Ciências.
5.° Dado que as universidades portuguesas não estão em condições de oferecer ao Sr. Monteiro uma situação correspondente às suas capacidades e possibilidades adequadas ao aproveitamento do seu talento com pleno rendimento, M. v. Neumann, professor na Universidade de Princeton (U.S.A.), está empenhado, desde há vários anos, em chamar a atenção para o caso do Sr. Monteiro nos meios científicos no Brasil, indicando ao mesmo tempo, que o Sr. Albert Einstein (actualmente em Princeton) estava disposto a apoiar todas as diligências a favor do Sr. Monteiro.
6.° Dado o facto, que a inactividade cientifica do Sr. Monteiro representa uma perda real para a investigação em matemática e, em particular, uma perda insubstituível para a contribuição dos países ibéricos na matemática contemporânea, o Senhor Professor G. Wattaghin da Universidade de São Paulo e eu próprio esforçámo-nos, após a minha chegada à América há um ano, em encontrar uma situação apropriada para o sr. Monteiro, de preferência num pais de língua portuguesa. Tivemos a felicidade de encontrar o benévolo apoio do Sr. Director da Faculdade Nacional de Filosofia no Rio de Janeiro e o Sr. António Monteiro foi designado titular da cadeira de Matemática Superior na dita Faculdade, com a aprovação do Ministério da Educação Nacional no Rio de Janeiro. O Sr. Monteiro aceitou as condições que lhe foram propostas por intermédio da Embaixada do Brasil em Lisboa e recebeu a ordem, por parte desta, para que se aprontasse para uma partida imediata em Outubro último. Tendo vendido a sua casa e tendo preparado tudo para a sua partida próxima, aguarda, actualmente no Porto, com a sua família em condições extremamente penosas.
Dada a situação extremamente difícil do Sr. António Monteiro devido ao atraso da ordem definitiva a dar à Embaixada do Brasil em Lisboa para facilitar a sua partida, tomo a liberdade de me dirigir a Sua Excelência, Senhor Ministro da Educação Nacional no Rio de Janeiro solicitando, com o apoio dos homens de ciência abaixo-assinados, que Vossa Excelência se digne usar a sua influência para assegurar uma continuação próxima dos trabalhos preciosos do Doutor António Monteiro dando as instruções necessárias relativas à viagem do Sr. Monteiro e da sua família.
Córdoba (Argentina), 19 de Maio de 1944.
Guião Beck m.p.

Nós, abaixo-assinados, tendo tomado conhecimento do relatório acima sobre a situação do Sr. António Monteiro em Lisboa, apoiamos calorosamente todas as iniciativas tendentes a assegurar as facilidades indispensáveis para a continuação a curto prazo dos trabalhos de investigação deste jovem sábio português:
E. Gaviola (Córdoba) m.p.
J. Rey Pastor (Buenos Aires) m.p.
B. Levi (Rosário) m.p.
A. Terracini (Tucumán) m.p.
M. Balanzat (San Luís) m.p.