domingo, 29 de abril de 2007

ASPECTOS DA MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO, por Luiz Adauto da Justa Medeiros

3. Departamento de Matemática da FNFi
As disciplínas de Análise Matemática do Departamento de Matemática da FNFi ficaram a cargo de Lelio I.Gama. Daí retirou-se para o Observatório Nacional, onde trabalhava como astrônomo, passando depois a ser seu diretor. Nos primeiros anos de vida o Departamento de Matemática da FNFi localizou-se no prédio da Escola Politécnica da Universidade do Brasil, no Largo de São Francisco. Posteriormente, situou-se na Avenida Presidente Antonio Carlos,40, naquela época muito tranquila e com uma bela paisagem oferecida pela Baía de Guanabara, cuja praia ficava bem próxima, onde atualmente é o aterro e um trevo rodoviário.
Tendo herdado da Escola de Ciências da UDF o espírito da pesquisa básica associada ao ensino, fácil foi colocar em prática esta atitude na nova unidade. Assim, por volta de 1940, foram contratados, para a FNFi, os matemáticos italianos Achille Bassi, para reger a cátedra de Geometria e Gabrielle Mamana, para reger a cátedra de Análise Matemática e Superior. Do que se pode constatar, Bassi introduziu em nosso ensino acadêmico as primeiras noções de Topologia Algébrica, assunto de sua especialidade. Com relação a Mamana, desenvolveu várias disciplinas de Análise Matemática, compreendendo Equações Diferenciais, Cálculo das Variações, Equações Integrais e Funções Complexas. Como atividade de pesquisa, Mamana trabalhava em Cálculo das Variações, cujos resultados encontram-se nos seguintes fascículos dos Anais da Academia Brasileira de Ciências: Ano 12, 1940 (autofunzioni relative a sistemi differentiali contenenti una condizioni quadrática in dui punti); Ano 14, 1942 (il mínimo assoluti in taluni classice problemi di Calcolo della variazioni). Em 1943, Mamana retornou à Itália, indicando José Abdelhay para reger, em seu lugar, a cátedra de Análise Matemática e Superior. A influência de Mamana foi marcante nesta fase inicial do Departamento de Matemática da FNFi, como demonstram os primeiros trabalhos de pesquisa de seus estudantes brasileiros. Encontramos, desta fase, nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, contribuições de José Abdelhay e Leopoldo Nachbin.
Em 1945, ingressou no Departamento de Matemática da FNFi, Antonio Aniceto Monteiro, com formação e gosto matemático totalmente distintos dos de Mamana. Bom didata, estimulou vários estudantes e professores, desenvolvendo disciplinas e seminários de pesquisa sobre Teoria dos Reticulados e outras linhas de Matemática, como por exemplo, espaços de Hilbert. Foi o iniciador de uma coleção de monografias de matemática intitulada Notas de Matemática, continuada por Leopoldo Nachbin e publicadas pela North Holland. Desta fase, destacam-se várias contribuições de professores do departamento.
Durante todo o ano acadêmico de 1948, permaneceu no Departamento de Matemática da FNFi, A. Adrian Albert, da Universidade de Chicago, que lecionou o primeiro curso regular de Álgebra na FNFi (cf. A.Adrian Albert, Modern Higher Algebra, The University of Chicago, Press - 1937). Durante este período, Albert estimulou a vinda ao Brasil de Marshall H.Stone, que foi professor visitante, do Departamento de Matemática, por três meses. Nesta oportunidade Stone desenvolveu uma disciplina sobre Anéis de Funções Contínuas, atividade extremamente estimulante para vários alunos e professores do Departamento de Matemática.Vários trabalhos foram publicados em periódicos especializados como consequência desta visita de Stone. Em fins de 1949, foi professor visitante do Departamento de Matemática, W.Ambrose que desenvolveu, durante três meses, uma disciplina sobre representação de grupos localmente compactos.
Em 1953 foram visitantes do Departamento de Matemática os professores Jean Dieudonné, Charles Ehresman e Laurent Schwartz, da Universidade de Paris. Desenvolveram, respectivamente, disciplinas sobre Análise Harmônica, Geometria Diferencial e Teoria das Distribuições. As lições de J.Dieudonné foram redigidas por J.Abdelhay e publicadas em um volume de duzentas e dez páginas, sob o título: Análise Harmônica, FNFi, 1952, contendo os últimos progressos sobre a análise harmônica até aquela época.